Viagens

Parador – Hotéis para viajar com crianças e bebês

July 22, 2023
Hotel Parador em Cambará do Sul

O motivo principal da nossa visita ao Parador foi conhecer os Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral. Eu geralmente sou rainha de escolher hotéis incríveis e passar 90% do tempo passeando fora deles, então dessa vez eu fiz questão de separar pelo menos um dia todinho para a gente curtir o hotel, além dos parques.

Como chegar em Cambará do Sul

Nós viemos de São Paulo e nosso plano era ir de avião até Caxias do Sul e alugar um carro para dirigir até Cambará do Sul, onde fica o Parador. A viagem de carro entre Caxias e Cambará é de 2 horas. Porém, no dia da nossa viagem estava chovendo muito em Caxias e o avião acabou pousando em Porto Alegre. Decidimos pegar o carro lá mesmo e dirigir até Cambará, o que levou 3h30 à noite e na chuva. Não recomendamos 😂, mas foi o que tínhamos.

O que fazer no Parador

O hotel tem um menu de atividades e experiências. Antes de chegar, recomendo mandar uma mensagem para o hotel para pedir as opções e valores. Você pode deixar tudo pré-reservado para garantir a disponibilidade no dia e horário que você quer.

Como nós tínhamos previsão de chegar por volta das 22h, eu encomendei uma tábua de queijos e geleias regionais para comermos quando chegássemos. No entanto, chegamos à 1h da manhã, cansados e mau humorados e o negócio que era para ser uma surpresa bonitinha acabou sendo comido com a força do ódio kkk. Nem tive chance de tirar foto.

No dia que reservei para ficar no hotel fizemos um passeio de quadriciclo que foi a parte preferida da viagem do Cesar. O passeio é dentro do próprio hotel e realmente é muito legal. Eu estava com um pouco de medinho de dirigir, mas é bem tranquilo e o guia nos leva até o topo de um morro que tem uma vista incrível.

Também reservamos o churrasco típico gaúcho, que é servido às quartas e sábados no Parador. Simplesmente façam essa experiência. Eu nunca comi uma carne tão boa em toda a minha vida e saí rolando. Não tenho nem palavras para descrever o quanto estava bom e o quanto esse almoço foi especial.

Além dessas experiências, o Parador oferece outras atividades pagas como passeios a cavalo, cesta de picnic e o menarosto aos domingos (galeto na brasa típico do Rio Grande do Sul).

Também é uma delícia apenas curtir o hotel. No Parador passa um rio e é muito gostoso simplesmente caminhar pela beira do rio e curtir a natureza. Dentro do hotel tem pequenas trilhas que os hóspedes podem fazer, tem uma loja de queijos locais que você pode visitar, dá para ver a criação de ovelhas e tem uma sala comum com lareira que é uma delícia.

Infraestrutura

O Parador tem diferentes tipos de acomodações. Eu morro de vontade de ficar nos casulos, mas neles só cabem 2 pessoas. Nós ficamos em um dos chalés e todos eles são super aconchegantes e confortáveis. Nosso chalé tinha um quarto com cama de casal e um sofá cama na “sala”, onde o Murilo dormia. O chalé tinha aquecedor e colchão elétrico, todas as noites durante o serviço de abertura de cama eles ligam o aquecedor, o colchão elétrico, deixam uma garrafa de água e um docinho. O quarto fica super quentinho, perfeito para dormir, parecia um abraço. Todos os dias eles deixavam um biscoitinho quando arrumavam o quarto de manhã. Nós também tínhamos uma varandinha com jacuzzi no nosso quarto.

O restaurante do hotel é muito bom e eles recomendam que os hóspedes reservem uma mesa para o almoço e jantar, pois o restaurante também é aberto para não-hóspedes. Nós jantamos lá uma noite, mas teve uma noite que nós saímos para comer no centrinho de Cambará, em um food truck de Entrevero. O almoço e jantar não estão inclusos na diária.

O café da manhã foi um dos melhores cafés da manhã de hotel que eu já comi. Era simplesmente espetacular. Tinha muitas opções de queijos e embutidos locais, um menu de ovos e torradas delicioso e um dos melhores chocolate quentes que eu já tomei. A torrada com manteiga, mel e alecrim é imperdível. Todos nós concordamos que gostaríamos de voltar muitas vezes só pra tomar aquele café da manhã de novo.

Todos os dias tem um lanche da tarde às 16h, mas não é uma super refeição e sim um lanchinho. Na recepção tem sempre uma fruteira com frutas da época para você se servir.

O hotel tem várias cadeiras e mesinhas perto do rio e acende fogueiras em alguns pontos quando não está chovendo. Na sala comum a lareira está sempre ligada e é uma delícia ficar lá no quentinho lendo um livro ou só de preguiça. A piscina externa é aquecida e super quentinha, sai até fumacinha.

Prós e contras do Parador

O que foi legal

  • O ambiente, nosso chalé, a natureza, a paisagem, tudo nesse hotel é pensado nos mínimos detalhes e super acolhedor
  • Os funcionários são extremamente gentis
  • A comida no restaurante é espetacular
  • A localização é perfeita para visitar os parques nacionais

O que pode melhorar

  • Eu gostaria que tivesse mais opções no lanche da tarde e que os hóspedes pudessem se servir. O lanche da tarde geralmente tem uma opção e uma pessoa servindo, o que faz com que você fique esperando bastante tempo para ser servido.

Nós simplesmente amamos o Parador e voltaremos com certeza. É um hotel delicioso para descansar, ficar de preguiça, só contemplando a natureza em volta. Tinha algumas famílias com crianças e bebezinhos. Para a idade do Murilo (6 anos) foi muito legal, pois ele passou o tempo todo brincando na beira do rio, nas pontezinhas, nas trilhas, na piscina, na jacuzzi. Para quem tem bebês, eu não poderia imaginar um lugar melhor para mudar de ares e ser paparicados com todo o conforto do mundo. Não tem playground, não tem recreação, não tem brinquedão, mas é um lugar de uma paz indescritível e que se basta.

Data da viagem: maio de 2023

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral com crianças July 22, 2023 at 11:26 pm

    […] No centrinho de Cambará do Sul tem várias pousadinhas. Nós ficamos hospedados no Parador, pois além de conhecer os Parques Nacionais, eu também morria de vontade de conhecer esse hotel. Veja aqui o post completo sobre o Parador. […]

  • Leave a Reply