Parques Nacionais Viagens

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães com crianças

August 17, 2022
Crista do Galo - Chapada dos Guimarães

Eu sempre fui uma pessoa da cidade. Eu gostava mesmo era de prédios e ar condicionado. Mas com a pandemia, fui obrigada a fazer coisas ao ar livre e comecei a ter vontade de visitar os parques nacionais brasileiros – afinal de contas, se eu tenho na minha lista de desejos visitar os parques nacionais americanos, por que não começar pelos do Brasil?

Vi um post da Carol, do Pezinhos Mundo Afora, que tinha se hospedado no Malai Manso, perto da Chapada dos Guimarães e fiquei encantada com a vista do hotel e a vista da estrada que levava até o hotel. Pesquisei um pouco mais e decidi que eu precisava conhecer a Chapada dos Guimarães.

Como chegar na Chapada dos Guimarães

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães fica bem próximo de Cuiabá. Nós pegamos um voo de São Paulo para Cuiabá, que leva 1h50 e alugamos um carro no aeroporto, porque queríamos ter a flexibilidade de ir para a Chapada e para as atrações de Nobres sem precisar de transfer. Ficamos com medo das estradas serem ruins, pois tínhamos visto uns vídeos de alguns anos atrás onde a estrada parecia a lua, mas elas estavam impecáveis e todas as viagens de carro foram muito tranquilas.

Chegando em Cuiabá, almoçamos no Restaurante Okada, que é um dos mais tradicionais da cidade. A especialidade são peixes e tinham nos recomendado comer o matrinxã com farofa de couve, mas infelizmente chegamos um pouco tarde e esse prato demora 40 minutos para ficar pronto, então fomos de outro peixe grelhado mesmo e costelas fritas de pacu (que estavam ótimos). De lá, pegamos a estrada para o hotel.

Onde ficar na Chapada dos Guimarães

Escolhemos ficar no Malai Manso Resort porque ele ficava bem no centro das atrações que queríamos visitar. Como tudo nessa região fica meio afastado, o fato dele ser all inclusive ajudou a não termos que pensar em refeições, principalmente o jantar. Veja aqui o post completo sobre o Malai Manso.

Malai Manso - Mato Grosso

O que fazer em Nobres

No nosso primeiro dia completo no Mato Grosso, fomos nas atrações de Nobres – o Aquário Encantado e a cachoeira da Serra Azul.

Ambos precisam de agendamento prévio e os sites são bem ambíguos. Eles não deixam claro se você precisa comprar os vouchers com uma agência de turismo ou não, então, na dúvida, entrei em contato com a Confiança Turismo, que tem uma loja dentro do Malai Manso Resort, e pedi para eles agendarem os passeios para mim.

Aquário Encantado

O Aquário Encantado é uma propriedade privada, onde fica o Rio Salobra, um rio cristalino onde dá para fazer flutuação. O rio tem uma alta quantidade de calcário, o que faz com que ele tenha essa cor turquesa linda.

Ao chegar, eles nos fornecem calçados adequados (que parece um Crocs), colete salva-vidas e um kit de máscara e snorkel higienizados, inclusive para crianças. Então pegamos um trator, que faz uma trilha de mais ou menos 5 minutos pela mata e nos deixa na entrada de outra trilha, de aproximadamente 600m, onde caminhamos até o rio.

Chegando no rio, o guia (que sempre acompanha o grupo) nos ensina a usar a máscara, o snorkel e a forma certa de fazer a flutuação. Entramos em uma parte funda e larga do rio onde você pode aprender a usar o snorkel, caso nunca tenha usado, e se acostumar com a água e os peixinhos. Como o Murilo só tinha usado snorkel de brincadeira na piscina, aproveitamos para treinar com ele nessa área.

Depois de uns 20 minutos, o guia nos leva por uma caminhada curtinha até o ponto do rio onde entramos para fazer a flutuação. A flutuação leva mais ou menos 30 minutos e vamos sendo levados pelo rio e observando os peixes e vegetação no rio transparente. Nosso guia nos mostrou até uma arraia de água doce.

Apesar de eles recomendarem a flutuação para crianças maiores de 6 anos, como o Murilo já tinha brincado de snorkel na piscina e ele tem 5, foi tranquilo para ele. Além do colete salva-vidas, o guia também nos emprestou uma boia daquelas redondas para ele flutuar melhor e funcionou bem.

Eu estava tentando flutuar, não perder o Murilo e filmar ao mesmo tempo, então não tenho muitas fotos, mas no vídeo dá para ver um pouquinho de cada coisa que fizemos no Mato Grosso, inclusive o Aquário Encantado.

Saindo do rio, o trator nos leva de volta para a sede do Aquário e nós almoçamos lá. Eles têm um buffet simples e fritam costela de pacu na hora. O almoço é gostosinho, mas achamos caro para o que era (pagamos R$60 por adulto, o Murilo não pagou).

Cachoeira da Serra Azul

Do Aquário Encantado, fomos para a Cachoeira da Serra Azul. Essa cachoeira fica dentro do SESC Pantanal e você só pode ir acompanhado de um guia. Como tínhamos agendado tudo com a agência, eles nos pediram para encontrar o guia no centro de Nobres e o guia vai no seu carro até a entrada da trilha da cachoeira. São 23km em estrada de terra do centro de Nobres até lá.

Para chegar na cachoeira tem uma trilha não muito longa, mas uma parte da trilha é uma escada íngreme de 240 degraus. Quando eu vi onde íamos subir, fiquei com medo do Murilo não dar conta, mas ele subiu como um campeão. No final da escadaria, chegamos na cachoeira que é a coisa mais linda, de água cristalina!

Também não tenho muitas fotos e, como chegamos no fim do dia, já estava sombra na água e não dá para ver muito como a água é transparente, mas a água é quentinha e é uma delícia nadar lá. Ficamos ali por uma meia hora e, para descer, você pode descer pelas escadas ou descer de tirolesa (que você paga logo que chega na entrada da trilha). O Murilo não teve coragem de ir de tirolesa, apesar de já ter altura e peso, então ele e o Cesar desceram de escadas com o guia e eu fui na tirolesa. Tem um reel da tirolesa aqui.

Lagoa das Araras

Nós também tínhamos comprado ingressos para ir na Lagoa das Araras no fim do dia, mas acabamos demorando mais do que imaginávamos na cachoeira e perdemos o horário do por do sol, que é quando as araras chegam na lagoa e quando é mais bonito, então acabamos não indo, mas dizem que é um passeio lindo.

Chapada dos Guimarães com crianças

A Chapada dos Guimarães é um Parque Nacional e tem regras bem rígidas de visitação. As trilhas e atrativos só podem ser visitados se você estiver acompanhado por um dos guias registrados no site da Chapada. Alguns atrativos podem ser visitados por meio de trilhas e alguns podem ser visitados de carro 4×4. O site da Chapada especifica quais guias possuem carro 4×4 próprio, então se você quiser visitar de carro, pode escolher um guia que te leve no carro próprio.

Foi o que fizemos, pois as trilhas são de 8 horas de duração e o Murilo não conseguiria acompanhar. Escolhemos visitar a Cidade de Pedra, Crista do Galo e Vale do Rio Claro. Nosso guia foi o Rodrigo (What’s app: 65 9257-4363), que tem o próprio carro 4×4 e que adora levar crianças nos passeios. Como tínhamos alugado um carro com booster, pegamos o booster do carro alugado e colocamos no carro do guia para fazer o passeio pela Chapada.

Começamos o dia na Cidade de Pedra, que é de onde temos essa vista panorâmica da Chapada dos Guimarães. Para chegar lá, fazemos uma trilha de 5 minutos pela areia fofa e faz um calor desgraçado, mesmo no inverno. É muito importante levar garrafas de água, nós só tínhamos levado a do Murilo e quase morremos de sede nessa caminhadinha curta. O guia também passa instruções do que levar e do que vestir para cada passeio.

Da Cidade de Pedra vamos para a Crista do Galo, que é essa formação de pedra fininha que parece uma crista de galo (dã). Para chegar ali também fazemos uma pequena trilha de 5 minutos, mas dessa vez subindo uma pedra. Tivemos que ajudar um pouco o Murilo com alguns degraus mais altos, mas foi bem tranquilo, tanto para subir quanto para descer. A vista da Crista do Galo é de cair o queixo.

De lá, quando já estamos derretendo, vamos para o Vale do Rio Claro, onde fazemos mais uma trilha curtinha de 5 minutos e chegamos em um rio, onde podemos nadar e ver os peixinhos.

Terminamos os passeios por volta das 15h e o guia nos deixa de volta no estacionamento da Cachoeira Véu de Noiva, que é um dos cartões postais da Chapada. Mas nessa hora o Murilo já estava dormindo no carro e exausto, ainda não tínhamos almoçado e para chegar na Véu de Noiva tem que descer um monte de degraus, então deixamos a cachoeira para a próxima e fomos comer um pastel na beira da estrada antes de voltar para o hotel.

Todo o passeio com o guia foi super tranquilo e apropriado para crianças de qualquer idade. Eu só teria levado mais água e mais lanchinhos, mas de resto foi um passeio incrível. Adoramos conhecer a Chapada e quero voltar um dia para visitar os lugares que não tivemos tempo de visitar e aproveitar mais o hotel.

Data da viagem: junho de 2022

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply Malai Manso – Hotéis para viajar com crianças e bebês August 17, 2022 at 10:42 pm

    […] feedback e gostamos muito de todo o resto. Recomendamos sim o hotel e para quem quiser saber sobre o que fizemos em Nobres e na Chapada, vejam […]

  • Reply Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral com crianças July 22, 2023 at 12:00 am

    […] incluí na minha lista de desejos conhecer os Parques Nacionais brasileiros. Ano passado fomos no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e, nesse ano, decidimos conhecer os Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral. Ambos […]

  • Leave a Reply